ProEESA e Acertar

ProEESA - Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água

O ProEESA constitui uma cooperação entre o Ministério das Cidades por meio da a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha sendo a parceria executada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Relacionamento com o Acertar

As auditorias do Acertar constituem uma ferramenta fundamental para acelerar a gestão de perdas de água e energia. Normalmente, políticos têm grande vontade AÇÃO / ATIVIDADES imediatas para ver as perdas milagrosamente reduzidas ou o consumo energético reduzido. Estão frustrados de não ver avanços e querem ver impactos reais rápidos. Porém antes da ação propriamente dita, é preciso garantir o passo prévio, a base, que é a informação para gestão de perdas de água e energia.

É primordial resolver as seguintes questões prévias:
-Como reduzir perdas se não tem a macromedição controlada?
-Como reduzir perdas se não existe micromedição ou se a submedição é excessiva?
-Como reduzir consumo específico de energia (kWh/m3) se não existe macromedição?
-Como reduzir energia se não existe uma análise das faturas?
-Como usar o indicador de desempenho de perdas (l/lig/dia) se não existe uma cadastro de ligações consistente?
-Como controlar perdas e se não tenho cadastro da rede nem informações sobre material e idade ?

É aí que o Acertar entra como peça fundamental, pois incentiva (exige) diversos procedimentos para ter boa classificação em relação às perdas de água e eficiência energética. Em prestadores onde existam as práticas certificadas se pode afirmar que existem as condições base para uma gestão melhorada de perdas de água e energia. Por isso o ProEESA apóia o Acertar nestas vertentes.
Top